Incêndio em boate deixa ao menos 59 mortos e mais de 150 feridos na Macedônia do Norte
16/03/2025
(Foto: Reprodução) Fogo começou durante um show, neste domingo (16). Número de vítimas ainda está sendo contabilizado pelas autoridades. Imagens mostram momento em que teto de boate na Macedônia do Norte começa a pegar fogo
Um incêndio em uma boate deixou ao menos 59 pessoas mortas e 155 feridas, na Macedônia do Norte. Todos os mortos identificados até o momento tinham entre 14 e 24 anos de idade, informou a diretora do hospital que está recebendo as vítimas da tragédia.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O incidente foi registrado na boate "Pulse" em Kocani, no nordeste do país, a cerca de 100 km da capital, Skopje. Autoridades locais confirmaram que o incêndio começou durante o show do grupo de hip-hop DNK, um dos mais populares do país.
As chamas se alastraram rapidamente para o teto, feito de material inflamável, o telhado do clube. Cerca de 1,5 mil pessoas estavam no local, de acordo com a imprensa macedônia.
O clube noturno estava em um edifício que, anteriormente, funcionava como um depósito de tapetes.
Incêndio em boate deixa 51 mortos e mais de 100 feridos na Macedônia do Norte
No local da tragédia, o ministro do Interior, Panche Toshkovsk, afirmou que algumas pessoas que estavam na boate usaram efeitos pirotécnicos. As faíscas, então, entraram em contato com o teto, que possuía em sua estrutura componentes inflamáveis.
As causas do incêndio e as responsabilidades continuam sendo investigadas pela polícia. Mais cedo, Toshkovsk anunciou que quatro pessoas foram presas, sem fornecer mais detalhes; a mídia local informa que o dono da boate está entre os detidos.
Oficiais do ministério do Interior disseram que as autoridades investigariam o licenciamento e as medidas de segurança do local, acrescentando que o governo tinha uma "responsabilidade moral" de ajudar a processar qualquer pessoa responsável.
O ministro da Saúde, Arben Taravari, informou que 118 pessoas foram hospitalizadas, das quais 18 estão em estado crítico. O ministro também declarou que recebeu ofertas de assistência dos países vizinhos, incluindo Albânia, Bulgária, Grécia e Sérvia.
Equipes de resgate trabalham do lado de fora de boate onde incêndio deixou mortos em Kocani, na Macedônia do Norte, no dia 16 de março de 2025
Ognen Teofilovski/Reuters
Equipes de resgate trabalham do lado de fora de boate onde incêndio deixou mortos em Kocani, na Macedônia do Norte, no dia 16 de março de 2025
Ognien Teofilovski/Reuters
Incêndio destrói boate na Macedônia do Norte, em 16 de março de 2025
Televizija Kocani via Reuters
Veja também:
Acolhimento, palestras e 'minuto do barulho' marcam os 12 anos da tragédia na Boate Kiss em Santa Maria
Exposição fotográfica marca os 12 anos do incêndio da Boate Kiss
VÍDEOS: mais assistidos do g1